Celmira Macedo | Escola de Pais.NEE
1. Qual a motivação que esteve na base deste livro?
R- Desde 2005 que desenvolvo um trabalho de proximidade com
famílias de pessoas com necessidades especiais, acompanho a sua dor, a sua luta
e as dificuldades no quotidiano, imposto pelas novas necessidades que o
diagnóstico impõe ao sistema familiar. A falta de formação e informação dos
pais/mães (ou cuidadores/as), sobre o diagnóstico, sobre o processo de luto, sobre as suas próprias as
emoções, ou apenas sobre os diretos a que têm acesso, funcionam na auto perceções
das famílias como barreiras à sua
qualidade de vida. Motivo pelo qual, e no âmbito da minha tese de doutoramento,
construi, aquele que viria a ser o primeiro programa de formação estruturado,
especifico para esta população “Escola de Pais.nee” no nosso país
(para pais com filhos/as com diversidade funcional, os pais precisam de
formação especifica: pessoal, social e científica). Em 2009 começamos a
implementar a “Escola de Pais.nee” e até hoje, já foram
“formados” mais de 120 pais/mães/cuidadores/as, com comprovados
resultados (positivos) do ponto de vista científico (aumento das competências
parentais, das competências emocionais, sociais e educativas desta
população…) e do ponto de vista social (capacitação dos pais para a criação
de respostas sociais na comunidade, como foi o caso da criação da Associação LEQUE em Alfândega da Fé). A reflexão sobre o impacto positivo deste
curso de formação, foi o mote para a vontade de partilhar com a comunidade,
esta experiência. Daí que a “Escola de Pais.nee” se transformasse num
“Escola de Pais.nee – Guia de formação parental no âmbito das necessidades
especiais”, para que outras famílias pudessem ter acesso a esta
(in)formação.
famílias de pessoas com necessidades especiais, acompanho a sua dor, a sua luta
e as dificuldades no quotidiano, imposto pelas novas necessidades que o
diagnóstico impõe ao sistema familiar. A falta de formação e informação dos
pais/mães (ou cuidadores/as), sobre o diagnóstico, sobre o processo de luto, sobre as suas próprias as
emoções, ou apenas sobre os diretos a que têm acesso, funcionam na auto perceções
das famílias como barreiras à sua
qualidade de vida. Motivo pelo qual, e no âmbito da minha tese de doutoramento,
construi, aquele que viria a ser o primeiro programa de formação estruturado,
especifico para esta população “Escola de Pais.nee” no nosso país
(para pais com filhos/as com diversidade funcional, os pais precisam de
formação especifica: pessoal, social e científica). Em 2009 começamos a
implementar a “Escola de Pais.nee” e até hoje, já foram
“formados” mais de 120 pais/mães/cuidadores/as, com comprovados
resultados (positivos) do ponto de vista científico (aumento das competências
parentais, das competências emocionais, sociais e educativas desta
população…) e do ponto de vista social (capacitação dos pais para a criação
de respostas sociais na comunidade, como foi o caso da criação da Associação LEQUE em Alfândega da Fé). A reflexão sobre o impacto positivo deste
curso de formação, foi o mote para a vontade de partilhar com a comunidade,
esta experiência. Daí que a “Escola de Pais.nee” se transformasse num
“Escola de Pais.nee – Guia de formação parental no âmbito das necessidades
especiais”, para que outras famílias pudessem ter acesso a esta
(in)formação.
2. Em linhas gerais, quais são as ideias principais que
defende nesta obra?
defende nesta obra?
R- Este guia de formação parental retrata a experiência de
um modelo de formação parental para
famílias (e cuidadores) de pessoas com necessidades especiais (decorrentes de
uma limitação, deficiência ou incapacidade). A inovação deste projeto assenta,
quer no público-alvo ao que se destina, quer nas áreas curriculares que
desenvolve: I. Educação para a diferença
(desconstrução de mitos associados a esta população); II. Educação emocional (programa de educação
emocional que pretende trabalhar o luto e a gestão emocional positiva dos
cuidadores/as); III. Educação parental
(reforço de estratégias de parentalidade positiva). Partimos assim do pressuposto que Pais/mães
com filhos/as com necessidades especiais, têm necessidades especiais de
formação, e principalmente de capacitação, ou seja aposta na formação para dar
aos pais/mães ferramentas e estratégias de autonomia e resiliência para fazerem
face às dificuldades que encontram no dia-a-dia.
um modelo de formação parental para
famílias (e cuidadores) de pessoas com necessidades especiais (decorrentes de
uma limitação, deficiência ou incapacidade). A inovação deste projeto assenta,
quer no público-alvo ao que se destina, quer nas áreas curriculares que
desenvolve: I. Educação para a diferença
(desconstrução de mitos associados a esta população); II. Educação emocional (programa de educação
emocional que pretende trabalhar o luto e a gestão emocional positiva dos
cuidadores/as); III. Educação parental
(reforço de estratégias de parentalidade positiva). Partimos assim do pressuposto que Pais/mães
com filhos/as com necessidades especiais, têm necessidades especiais de
formação, e principalmente de capacitação, ou seja aposta na formação para dar
aos pais/mães ferramentas e estratégias de autonomia e resiliência para fazerem
face às dificuldades que encontram no dia-a-dia.
3. Este livro é um manual prático para pais e educadores ou
é mais um ensaio de reflexão teórica?
é mais um ensaio de reflexão teórica?
R- O livro é sem dúvida um manual prático, onde os leitores
podem encontrar algumas respostas na área da deficiência, consubstanciadas na
teoria, mas refletidas na prática através de testemunhos de pais/mães que
frequentaram a formação e que ajudaram a edificar esta “obra” no seu
conjunto. Representa um marco importante, no longo caminho da inclusão social
destas pessoas, pois assume-se como um recurso importante para as famílias,
dando a conhecer o percurso desde o diagnóstico, analisando os fatores que, de
alguma forma, facilitam ou condicionam a aceitação ao longo do ciclo vital. Por
outro lado, fornece aos pais/mães algumas estratégias que os ajudarão a
restabelecerem-se emocionalmente depois do diagnóstico, através da formação, da
frequência de grupos de apoio e, do acesso aos recursos existentes nas redes de
suporte social. Acreditamos que a
capacitação das famílias culminará inevitavelmente num restabelecer securizante
e equilibrado dos sistemas familiares e numa melhor qualidade de vida das
pessoas com necessidades especiais. Para os técnicos será um instrumento de
trabalho que, possibilitará a concretização da formação em qualquer contexto,
produzindo um efeito multiplicador, quer na formação de mais famílias, quer na
sensibilização da comunidade para a diferença.
podem encontrar algumas respostas na área da deficiência, consubstanciadas na
teoria, mas refletidas na prática através de testemunhos de pais/mães que
frequentaram a formação e que ajudaram a edificar esta “obra” no seu
conjunto. Representa um marco importante, no longo caminho da inclusão social
destas pessoas, pois assume-se como um recurso importante para as famílias,
dando a conhecer o percurso desde o diagnóstico, analisando os fatores que, de
alguma forma, facilitam ou condicionam a aceitação ao longo do ciclo vital. Por
outro lado, fornece aos pais/mães algumas estratégias que os ajudarão a
restabelecerem-se emocionalmente depois do diagnóstico, através da formação, da
frequência de grupos de apoio e, do acesso aos recursos existentes nas redes de
suporte social. Acreditamos que a
capacitação das famílias culminará inevitavelmente num restabelecer securizante
e equilibrado dos sistemas familiares e numa melhor qualidade de vida das
pessoas com necessidades especiais. Para os técnicos será um instrumento de
trabalho que, possibilitará a concretização da formação em qualquer contexto,
produzindo um efeito multiplicador, quer na formação de mais famílias, quer na
sensibilização da comunidade para a diferença.
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Celmira C. M. Macedo
Escola de Pais.NEE-Guia de Formação Parental no Âmbito das Necessidades Especiais
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