Carlos Melo Brito | Novos Horizontes do Marketing
1- De que trata este vosso livro?
R- O livro pretende ser um repositório do conhecimento atual
de algumas áreas que, emergindo do quadro conceptual básico, são hoje centrais
na prática do marketing. Isto significa que os Novos Horizontes do Marketing
não devem ser visto como mais um manual, mas sim como uma obra que contém
desenvolvimentos recentes em áreas avançadas, alargando dessa forma os
horizontes do conhecimento em domínios que vão desde o branding à gestão de
relações com clientes, passando por todo um conjunto de novos “marketings”: o
tribal, o sensorial, o das redes, etc. Isto sem esquecer algumas áreas
específicas de aplicação como os serviços públicos, o território, o desporto, a
saúde e as crianças.
de algumas áreas que, emergindo do quadro conceptual básico, são hoje centrais
na prática do marketing. Isto significa que os Novos Horizontes do Marketing
não devem ser visto como mais um manual, mas sim como uma obra que contém
desenvolvimentos recentes em áreas avançadas, alargando dessa forma os
horizontes do conhecimento em domínios que vão desde o branding à gestão de
relações com clientes, passando por todo um conjunto de novos “marketings”: o
tribal, o sensorial, o das redes, etc. Isto sem esquecer algumas áreas
específicas de aplicação como os serviços públicos, o território, o desporto, a
saúde e as crianças.
2- De forma resumida, qual a principal ideia que espera
conseguir transmitir aos seus leitores?
conseguir transmitir aos seus leitores?
R- A principal ideia é que o mundo dos negócios, estando a
evoluir muito rapidamente, coloca novos e crescentes desafios a todos os que
trabalham na área do marketing. Isso não significa que o quadro teórico de base
esteja errado. Questões como a segmentação, o targeting, o posicionamento e a
gestão das variáveis do marketing mix continuam a ser centrais em qualquer
estratégia de mercado. Só que hoje os marketers têm de ir mais longe,
incorporando na sua prática do dia-a-dia muitos dos conceitos e ferramentas
apresentados neste livro.
evoluir muito rapidamente, coloca novos e crescentes desafios a todos os que
trabalham na área do marketing. Isso não significa que o quadro teórico de base
esteja errado. Questões como a segmentação, o targeting, o posicionamento e a
gestão das variáveis do marketing mix continuam a ser centrais em qualquer
estratégia de mercado. Só que hoje os marketers têm de ir mais longe,
incorporando na sua prática do dia-a-dia muitos dos conceitos e ferramentas
apresentados neste livro.
3- Pensando no futuro: quais os horizontes do marketing em
Portugal?
Portugal?
R- Os horizontes do marketing em Portugal não são diferentes
dos horizontes do marketing noutros países desenvolvidos. Há, fundamentalmente,
que estar atento às grandes tendências, em particular ao nível do consumo, e
que são, aliás, abordadas de forma detalhada num dos capítulos do livro. Cabem
aqui, por exemplo, referências à crescente customização e cocriação de valor, a
busca de novas experiências por parte dos
consumidores, a necessidade de uma conexão permanente com os clientes, a
importância da estética e da ética, o crosscultural marketing, etc.
dos horizontes do marketing noutros países desenvolvidos. Há, fundamentalmente,
que estar atento às grandes tendências, em particular ao nível do consumo, e
que são, aliás, abordadas de forma detalhada num dos capítulos do livro. Cabem
aqui, por exemplo, referências à crescente customização e cocriação de valor, a
busca de novas experiências por parte dos
consumidores, a necessidade de uma conexão permanente com os clientes, a
importância da estética e da ética, o crosscultural marketing, etc.
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Carlos Melo Brito/Paulo de Lencastre (coord.)
Novos Horizontes do Marketing
Publicações D. Quixote, 24,90€
Novos Horizontes do Marketing
Publicações D. Quixote, 24,90€