Carlos Manuel de Oliveira: Brand Management na era Digital e Humana
1-Qual a ideia que esteve na origem deste seu livro «Brand Management na era Digital e Humana»?
R-1º Disponibilizar um manual compreensivo – isto é, que abrangesse todas as áreas – da construção e gestão de marcas; 2º Aplicar uma mesma metodologia à análise comparativa da identidade de marcas, nacionais e estrangeiras, de diversos sectores de actividade; 3º Assumir e defender a necessidade de uma estratégia integrada de construção e gestão de marcas, online e offline, acentuando o factor indispensável do ser humano, no centro de todas as actividades de marketing.
2-Num mundo global como o nosso, ainda há espaço para empresas mais pequenas apostarem (e terem sucesso) na criação e afirmação das suas marcas?
R-O mercado é um espaço concorrencial e global, acentuado pelo meio digital, sem limites, sempre em crescimento e evolução, onde o factor dimensão nem sempre é relevante. A base na criação de uma marca vencedora é ter-se uma visão presente e futura das necessidades dos consumidores, antevendo-as assim, como analisar e incorporar no negócio as grandes tendências previstas para o mercado.
3-Na pesquisa que realizou, que novas tendências puderam identificar que vão marcar a gestão da marca nos próximos anos?
R-A gestão de uma marca, já no presente, e no futuro, terá de ser caracterizada por uma crescente personalização e humanização, tornando-a próxima, relevante, fazendo parte da vida – lifestyle – de cada elemento do seu alvo. Complementarmente, e em suma, uma marca tem de: Ter uma forte Identidade, Diferenciada da sua concorrência; Ser Flexível e Ágil, ouvir e ter capacidade de resposta, em tempo real, adaptando-se aos interesses evolutivos e cambiantes dos seus clientes; Criar Confiança, ter um Propósito e ser Socialmente Responsável; Criar Intimidade e uma Relação Humanizada; Criar Experiências Memoráveis nos consumidores e seus clientes. Dando suporte a tudo isto, a Marca tem de ser a Base da Estratégia, do Modelo de Negócio e da Organização Empresarial, disponibilizando uma oferta de Produtos ou Serviços, da forma mais adequada e adaptada às exigências e interesses dos seus clientes.
__________
Carlos Manuel de Oliveira
Band Management na Era Digital e Humana
Actual Editora 36,90€