Carlos L. P. Bessa: “Viajar pelos meandros e obsessões de um poeta”

1-O que representa, no contexto da sua obra, este “Livros Reunidos”?
R- Como o título indica, representa a reunião dos oito livros publicados, entre 1995 e 2017, juntamente com um inédito, “Alfenim e Perrixil”. São 30 anos de poesia reunidos num livro. Permite, por um lado, ver a evolução que ocorreu nos meus versos, e, por outro lado, dá a oportunidade de descobrir a minha poesia a quem nunca a leu ou nunca ouviu falar do autor. O leitor pode, se assim o entender, viajar não só no tempo e no espaço, como pelos meandros e obsessões de um poeta que se inspira no que o rodeia e que é influenciado por tudo, desde uma simples planta silvestre até às perguntas tão banais e recorrentes, como as do ser, do prazer ou da morte.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-Reunir livros publicados há muito e que já não se encontram nas livrarias, para os devolver ao espaço das leituras e dos encontros, bem como para alimentar os mecanismos das filias e das fobias. Ao mesmo tempo que se pretende uma pequena pedra mais nesse complexo edifício que é a liberdade, mostrando que o horror nos surge diariamente travestido de bondade, de sorrisos, de gostos.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Estou a recolher elementos para um conjunto de contos sobre aquilo que é mais permanente na memória, a dor. Seja a que se forma no interior das famílias e se relaciona com o grotesco e o absurdo das diferentes formas de subserviência, seja a que se relaciona com o modo como certos valores contribuem para os receios, os ressentimentos e inseguranças de cada indivíduo.
__________
Carlos L. P. Bessa
Livros Reunidos
Tinta-da-China  23,90€

Carlos L. P. Bessa na “Novos Livros” | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO