Carlos Campaniço: “A condição humana da forma mais crua”
[Foto: Planície.pt]
1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Velhos Lobos»?
R-Velhos Lobos é o meu sexto romance editado. No contexto da minha obra ele é uma continuidade de alguns livros anteriores, uma vez que volta a explorar os mesmos espaço e tempo, os quais me propus explorar. Especificando, é um livro que volta às comunidades rurais, ao seu imaginário colectivo, à luta de classes, ao pôr a nu o sofrimento das mulheres e das crianças, que é sempre o pior em qualquer catástrofe, ou o papel central das mulheres nessas sociedades, pese embora o que referi anteriormente. Porém, nunca houve continuidade na abordagem e exploração deste tema. Cada livro é uma descontinuidade vincada relativamente aos demais. É ver o mesmo tempo e o mesmo espaço de um prisma novo. Nesse aspecto é um livro diferente. Mas também o é no que concerne à minha técnica narrativa, à centralidade da acção, à criação das personagens, etc.
2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-Velhos Lobos é um livro cuja acção se passa num Alentejo raiano, na década de 30 a 40, e onde nos é demonstrado a condição humana da forma mais crua. Duas famílias diferentes em tudo, na posse da terra, no conhecimento, na educação e literacia. Dois mundos opostos que acabam, por capricho do destino, por juntar-se no mesmo espaço, ou em espaços muitos próximos. E a partir da interacção entre estas duas famílias que percepcionamos o ser humano (a sua condição, as suas fragilidades, o seu lado obscuro quando posto sobre situações limites). A solidão contaminará uns e outros a ponto de transformar até a morfologia onde decorre a acção. E, sobretudo, um livro que explora os sentimentos agudos dos seres humanos.
3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Neste momento não estou a escrever nada. Não obstante, penso estar em condições de poder começar a lavrar outro romance porque o seu “esqueleto” está absolutamente definido. Tenho, assim, a matéria-prima para poder iniciar a lavra de mais uma obra de ficção, logo que o deseje.
__________
Carlos Campaniço
Velhos Lobos
Casa das Letras 17,90€