Bolsas Literárias para obras em língua portuguesa

No contexto do Dia Mundial do Livro, a Penguin Random House Portugal anunciou a criação duas Bolsas Literárias que se destinam a estimular a produção literária em língua portuguesa.
Este ano, serão atribuídas duas Bolsas: uma de ficção narrativa e outra de ensaio.
Segundo a editora, o objectivo é “dar voz à ficção nacional, bem como, através de obras ensaísticas, incentivar a reflexão e o debate em torno de temas da atualidade” contribuindo para a busca de “respostas a um mundo cada vez mais complexo”.
Para Clara Capitão, directora editorial da Penguin, a criação destas bolsas “é uma iniciativa editorial inédita entre as editoras portuguesas” já que, “em vez de premiar obras já escritas, decidimos criar condições para que novas obras possam ser escritas”. E conclui: “a missão destas Bolsas Literárias é inequívoca: afirmar o trabalho literário como elemento central de uma cultura pujante, e conceder um incentivo financeiro para que autores e futuros autores se dediquem aos livros que desejam escrever”.
As Bolsas Literárias Penguin serão anualmente concedidas a cidadãos portugueses, ou residentes em Portugal, que escrevam em língua portuguesa e que demonstrem voz e talento literário. Cada bolseiro receberá a quantia de 7500€ , a atribuir em duas tranches.
Os candidatos interessados podem inscrever-se online, através do site www.penguinlivros.pt entre 6 de Maio e 23 de Junho de 2025.
___________
LER o Regulamento