As notas de Salazar


O designado Arquivo de Salazar está na Torre do Tombo e e constituído por 72 livros ordenados cronologicamente, que conservam a informação sobre a vida de António Oliveira Salazar (entre 1 de Janeiro de 1933 e 6 de Setembro de 1968). Apesar de disponíveis online, são mais de 6500 páginas manuscritas e digitalizadas. No entanto, era muito difícil consulta e estudo dada a caligrafia de António Oliveira Salazar.
Agora, fruto do trabalho de interpretação e transcrição realizado, durante uma década, pela arquivista Madalena Garcia e do investimento editorial/tecnológico da Porto Editora este conteúdo de incontestável relevância histórica está reunido no ebook intitulado Diários de Salazar.
A edição é da Porto Editora numa parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). 

Todas as entradas e apontamentos escritos por António Oliveira Salazar (e pela sua secretária) ao longo de 13 mil dias ficaram assim devidamente legíveis, de fácil consulta e pesquisa. A importância desta edição é ainda sublinhada pelo facto de incluir um índice onomástico com mais de 4600 entradas e mais de 1336 notas explicativas, essencialmente biográficas.
Segundo a editora, com a publicação de Diários de Salazar, “pretende-se facilitar a historiadores e investigadores — mas também, e desejavelmente, a um número mais vasto de cidadãos — o acesso a um espólio documental de grande relevância histórica e política, fundamental para ajudar a compreender o Portugal do século XX”.
__________
Diários de Salazar
Porto Editora (formato ebook)
LER EXCERTO