Aqui Vai Livre: livros que voam dos autores para os leitores
Elisa Scarpa e Rita Tormenta tiveram a ideia: um lançamento colectivo de livros. Mas não tiveram só a ideia: avançaram fazendo uma Edição Zero onde reuniram 55 autores que, literalmente, lançaram livros para os seus leitores. Além disso, autores e leitores puderam conversar e conhecer-se melhor. Este ano, teremos a Edição Um, já em Setembro. Apareça e tente agarrar um livro que voe perto de si.
__________
1-Qual a ideia que esteve na origem do “Aqui Vai Livre”?
Rita Tormenta-O Aqui Vai Livre nasceu de uma brincadeira, levada a sério, com a Elisa Scarpa. Ambas frequentamos muitos eventos, tertúlias, lançamentos, palestras, e um dia a Elisa lançou o desafio, e se fizéssemos um lançamento colectivo? Do desafio passámos à concretização, um lançamento colectivo, literal e simultâneo, onde os livros fossem oferecidos a quem os agarrasse. A imagem que me aparece mentalmente quando se fala em lançamento de livro é uma modalidade olímpica onde os pesos são substituídos por livros. De início pensámos em reunir 30 escritores, na edição Zero tivémos 55. Este ano ainda não Temos todas as confirmações mas já ultrapassámos este número.
2- Onde e quando vai acontecer?
RT-Vai acontecer em Lisboa, no Príncipe Real, a 28 de Setembro às 17H00. Com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia. Fotografia de Josefina Melo e design gráfico de Luís Pina Amaro.
3 -Como vai funcionar?
RT-Os escritores, editores ou divulgadores são convidados por nós, também podem entrar em contacto connosco. É-lhes pedido que tragam 2 exemplares de um livro ou publicação: um para ser lançado e oferecido e outro para terem ao pescoço suspenso numa fita, para os identificar como autores daquele livro. Serão lidos trechos curtos de cada livro e existirá um grupo de leitores e os próprios autores também poderão ler. Os livros serão lançados em uníssono e ao som de um grito de guerra “Aqui Vai Livre”. Quem apanhar um livro fica com ele. O modelo é simples. No final do lançamento existe um momento para que os leitores possam procurar os escritores. A ideia é criar um momento de loucura saudável, permitindo uma mistura (eu pessoalmente gosto muito de provocar misturas, fazer com que as pessoas saiam das caixinhas) e um convívio entre escritores de todos os géneros, gerações e afinidades e entre escritores e leitores, sem barreiras formais.
__________
O quê?
AQUI VAI LIVRE
Onde?
LISBOA (JARDIM DO PRÍNCIPE REAL)
Quando?
28/SETEMRO/2024 (das 17h às 20h)