António Manuel Marques | A Imperfeição do Presépio
1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro
“A Imperfeição do Presépio”?
“A Imperfeição do Presépio”?
R- Este livro inaugurou o meu investimento na ficção, pois a minha experiência
editorial, até agora, tem sido exclusivamente de cariz académico e pedagógico. Apesar
das características que distanciam esses tipos de escrita e de edição, vejo
continuidade e complementaridade entre este livro e o meu trabalho anterior.
Ainda que me agrade muito o rigor próprio da investigação e não tenha
dificuldade em seguir os seus preceitos, fui sentindo, ao longo dos anos, que
esse modelo restringia a minha vontade de questionar contextos, pessoas,
pensamentos e vivências atuais e passadas. Por outro lado, como, desde 1987,
tenho trabalhado em torno das questões da sexualidade, da saúde e, mais tarde,
do género, tendencialmente, com recurso a entrevistas, fui acumulando memórias
muito ricas acerca dos universos privados e públicos. Diria, portanto, que a
escrita de ficção estimula a minha capacidade para imaginar e especular acerca
do que ouço e observo, com liberdade total, algo que um trabalho académico
sobre a mesma pessoa ou situação, em princípio, não permitiria.
editorial, até agora, tem sido exclusivamente de cariz académico e pedagógico. Apesar
das características que distanciam esses tipos de escrita e de edição, vejo
continuidade e complementaridade entre este livro e o meu trabalho anterior.
Ainda que me agrade muito o rigor próprio da investigação e não tenha
dificuldade em seguir os seus preceitos, fui sentindo, ao longo dos anos, que
esse modelo restringia a minha vontade de questionar contextos, pessoas,
pensamentos e vivências atuais e passadas. Por outro lado, como, desde 1987,
tenho trabalhado em torno das questões da sexualidade, da saúde e, mais tarde,
do género, tendencialmente, com recurso a entrevistas, fui acumulando memórias
muito ricas acerca dos universos privados e públicos. Diria, portanto, que a
escrita de ficção estimula a minha capacidade para imaginar e especular acerca
do que ouço e observo, com liberdade total, algo que um trabalho académico
sobre a mesma pessoa ou situação, em princípio, não permitiria.
2- Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R- Escrevi a maior parte deste livro há mais de uma década e o contexto ilustra
bem o que quis dizer na questão anterior. Estava a redigir a tese de mestrado
em psicologia social, sobre as representações sociais do/a parceiro/a conjugal
ideal [As Árvores de Deus e as Suas Flores. Psicologia social das relações
amorosas. Lisboa: Fim de Século, 1998]. Ainda que estivesse muito satisfeito
com os resultados e sem dificuldade em cumprir as normas que caracterizam esses
trabalhos, senti necessidade de ter um documento em segundo plano, ao qual
recorria em momentos de cansaço. Nele fui agregando memórias soltas da minha
infância e, sem o ter planeado, assumindo uma voz no feminino e outra no
masculino, sempre em torno da conjugalidade, da paternidade e da maternidade.
Cedo me dei conta de que a ‘voz da mulher’ era bem mais rica e estimulante e
foi essa quem predominou, passado a dominar a minha escrita e expressividade.
Através dela pude recuperar muitas vivências diretas, mas também outras que me
foram narradas, uma vez que o tempo da ação cobre praticamente todo o século
XX. Através desse livro concretizo o desejo de dar voz e visibilidade àquelas e
àqueles que, em geral, estão mais obscurecidos na produção literária atual,
ainda que, felizmente, alguns autores lhe dediquem atenção. Não tenho a
pretensão de fomentar um possível neo-neo realismo, por não ter qualidades para
tal, mas defendo a necessidade de retratar a complexidade humana, num mundo
desigual e injusto.
bem o que quis dizer na questão anterior. Estava a redigir a tese de mestrado
em psicologia social, sobre as representações sociais do/a parceiro/a conjugal
ideal [As Árvores de Deus e as Suas Flores. Psicologia social das relações
amorosas. Lisboa: Fim de Século, 1998]. Ainda que estivesse muito satisfeito
com os resultados e sem dificuldade em cumprir as normas que caracterizam esses
trabalhos, senti necessidade de ter um documento em segundo plano, ao qual
recorria em momentos de cansaço. Nele fui agregando memórias soltas da minha
infância e, sem o ter planeado, assumindo uma voz no feminino e outra no
masculino, sempre em torno da conjugalidade, da paternidade e da maternidade.
Cedo me dei conta de que a ‘voz da mulher’ era bem mais rica e estimulante e
foi essa quem predominou, passado a dominar a minha escrita e expressividade.
Através dela pude recuperar muitas vivências diretas, mas também outras que me
foram narradas, uma vez que o tempo da ação cobre praticamente todo o século
XX. Através desse livro concretizo o desejo de dar voz e visibilidade àquelas e
àqueles que, em geral, estão mais obscurecidos na produção literária atual,
ainda que, felizmente, alguns autores lhe dediquem atenção. Não tenho a
pretensão de fomentar um possível neo-neo realismo, por não ter qualidades para
tal, mas defendo a necessidade de retratar a complexidade humana, num mundo
desigual e injusto.
3- Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Com este livro não esgotei o meu interesse pelo passado
nacional e por essas vozes anónimas. Por isso, tenho já bastante adiantado
outro original, igualmente centrado no universo do feminino, desta vez com mais
vozes/personagens, localizado em Lisboa, num tempo que considero fascinante: a
primeira metade da década de 1970. Espero conseguir transmitir a quem queira
ler a razão desse fascínio.
R- Com este livro não esgotei o meu interesse pelo passado
nacional e por essas vozes anónimas. Por isso, tenho já bastante adiantado
outro original, igualmente centrado no universo do feminino, desta vez com mais
vozes/personagens, localizado em Lisboa, num tempo que considero fascinante: a
primeira metade da década de 1970. Espero conseguir transmitir a quem queira
ler a razão desse fascínio.
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António Manuel Marques
A Imperfeição do Presépio
A Imperfeição do Presépio
Bertrand, 12€