Alexandra Malheiro: “Um caminho, um ambiente, uma vibração  que tem, como se fosse uma peça de música,  uma continuidade, uma harmonia”

1-O que representa, no contexto da sua obra, o livro «A Construção do Silêncio»?
R-É um regresso à poesia, ao fim de mais de dez anos volto a publicar poesia, é uma espécie de reencontro onde mostro o meu caminho nesta construção do silêncio em que me mantive todo este tempo. É um conjunto de poemas com anos mas que nunca havia saído do papel, quase sempre já meio amarelado, nas “brumas da memória “. Não é, porém, um arrazoado de poemas encadeados de qualquer maneira, um enlatado, mas sim um conjunto pensado com a lógica que deve reger um livro. Sendo poesia não é, obviamente, uma  história com princípio, meio e fim mas é um caminho, um ambiente, uma vibração  que tem, como se fosse uma peça de música,  uma continuidade, uma harmonia, ou pelo menos aspirei a isso, como considero que todos os livros de poemas (excepto as antologias, vá!) devem aspirar. Os que o lerem me dirão se sucedi.

2-Qual a ideia que esteve na origem deste livro?
R-A ideia foi precisamente resgatar da gaveta, do esquecimento, uma série de poemas que fui deixando mas que parecia que, de algum modo estranho, me mantinham prisioneira, como que se não me “livrasse” deles, publicando-os, não encontrasse a paz, ou o caminho de silêncio,  necessários para escrever algo novo. Acho que precisava de uma estrada nova, de um caminho limpo, tábua rasa de passado e escritas passadas para poder evoluir. Cumprido que está o “parto” de publicar este livro logo se verá se, sem este agrilhão em que este se tornara enquanto não dado ao prelo, se algo de novo e diferente daqui surgirá.  Se não vier a a acontecer pelo menos fico com a sensação de ciclo completo, espécie de  missão cumprida.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R-Tenho escrito a uma velocidade inpossivelmente lenta. Tenho lido muito mais do que escrito e, ainda sssim, muito menos do que desejaria. Leio de tudo e ultimamente varias biografias de alguns indivíduos que acho admiráveis (por diferentes razões). Tenho um “plano” de escrever um livro de poemas que, de alguma forma, capte essa vibração das coisas que leio. O plano tem alguns anos na cabeça mas só muito recentemente escrevi um ou dois poemas que servem esse plano. Se ele se vier a cumprir direi apenas que terá muito de música- que afinal é aquilo a que toda a poesia aspira. Nada de novo, portanto!
__________
Alexandra Malheiro
A Construção do Silêncio 
Cordão de Prata  13€

Alexandra Malheiro na “Novos Livros” | Entrevistas

COMPRAR O LIVRO