Alex Schulman: “Sou obcecado por storytelling”

Escritor, jornalista, apresentador, realizador podcaster e blogger, Alex Schulman é um homem carregado de talentos. Nascido em 1976 no seio de uma família ligada à cultura, sendo neto do aclamado escritor sueco Sven Stolpe. Estudou cinema, literatura e filosofia na Universidade de Estocolmo. Esta formação permitiu-lhe desenvolver um estilo de escrita muito visual que se assemelha à redação para cenas de filmes. Atualmente, possui o maior blog e o podcast mais ouvido da Escandinávia. A Novos Livros teve a oportunidade de participar numa sessão com Alex Schulman e o seu editor em Portugal, Vitor Gonçalves, sobre o livro “Sobreviventes” lançado pela Porto Editora em abril de 2021.
Embora o autor sonhasse ser escritor “desde os 12 anos”, esta é a sua primeira obra de ficção, sendo também o seu primeiro livro publicado internacionalmente. O restante do seu espólio debruça-se sobre questões autobiográficas dedicadas à sua família atípica.
Contudo, a história dos três irmãos “Sobreviventes” apresenta várias similaridades com a vida de Alex que também possui dois irmãos, uma mãe alcoólica, um pai mais velho e uma casa de férias na floresta sueca.
Assim, o cenário e o enquadramento do livro são baseados em episódios autobiográficos. O ponto de partida para escrita de “Sobreviventes” foi uma das suas maiores dores que se fundamenta na sensação de que eles e os seus irmãos “se tornaram estranhos, ainda que na infância fossem muito unidos”.
A decisão de lançar esta obra em português partiu do sentimento do editor Vitor Gonçalves de que a família retratada poderia ser “a família de qualquer um de nós”. Neste sentido, o autor declara receber diversas mensagens nas suas redes sociais de leitores que afirmam que as suas “maiores tristezas são o facto de se terem afastado dos irmãos”.
Em relação à estrutura temporal não linear da obra, o escritor explicou que a usou para “preservar o mistério, embora não considere ter escrito um thriller”. Esta foi uma característica muito elogiada pelos leitores presentes no debate que a descreveram como “inovadora e atrativa”.
De acordo com o autor, o próximo livro poderá chegar às livrarias portuguesas no outono/inverno de 2022. O arco narrativo decorrerá durante uma viagem de comboio que parte de Estocolmo e contará a história de três grupos de personagens que se cruzarão misteriosamente. O estilo narrativo não linear de “Sobreviventes” estará presente de novo, tanto como a casa na floresta.