Afonso Cruz: Nenhum ensinamento é verdadeiro apesar de tão pouco ser falso

CRÓNICA
| Rui Miguel Rocha

O primeiro volume da Enciclopédia agora reeditado. Logo no título lembrei-me de Adolfo Bioy Casares (grande amigo daquele Borges que gostava de estórias universais) que escreveu “A Invenção de Morel”.
Mas nestoutro fala-se de Adão ter pêlos por falta de cortesia, de uma certa árvore esquisita que dá à luz pássaros como pensamentos, ao mesmo tempo que se explica porque os sapos devem ser beijados e porque a cerveja é pão e hóstia: “Do podre, que é morto e corrupto, torno pão líquido, que é a cerveja.”
Um retorno aos clássicos: “uma mentira dita em latim é uma máxima jurídica”, daqui podemos aferir outras máximas com apostasias, palavrões, imbecilidades e outros familiares; Caronte substituído por uma máquina de moedas no Inferno; a diferença entre um filósofo e um cristão e a teoria do caos revisitada.
Ainda há espaço para correcções da Bíblia, elogios à desobediência e à sabedoria sabendo que a Mulher pode muito bem ser como as árvores que “não crescem apenas para cima. A sua altura depende da profundidade das raízes.”
É uma boa ideia, ou antes a confirmação do que existe por alguém que vê um pouco melhor ao cerrar os olhos, aquela que confirma que os sonhos não são individuais, antes partilhados numa história incompleta em cada um de nós e inteira se partilhada.
Ainda há tempo para uns copos e toda a gente sabe que “uma bebedeira infinita não dá ressaca” e a forma mística da burrice “a eternidade mede-se pelo tempo que o mordomo do coronel Möller leva a compreender uma metáfora ou uma alegoria.”
Enganar a morte: eis o desígnio dos néscios e o corolário das religiões, mas “quando nascemos, a nossa morte sai do túmulo, como nós do ventre.” Da parteira ao seu marido coveiro.
Uma enciclopédia é feita de entradas, definições, versões e verdades ocasionais ou por vezes verdadeiras “os abokowo, da bacia amazónica, chamam às nuvens rios-pássaros.” E a alquimia não procura o ouro (Au), antes “tornar incorrupta a alma.”
Por último ou não isso porque a enciclopédia nunca acaba sabe-se que nenhum ensinamento é verdadeiro apesar de tão pouco ser falso: “a dúvida é o update da certeza.”
P.S.: “contar histórias destrói toda a gravidade e todas as leis”.
Assim seja e até à próxima, Afonso.
__________
Afonso Cruz
Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Morel
Alfaguara  15,95€

COMPRAR O LIVRO