A poesia sem cedências de Filipa Leal

CRÓNICA
| Rui Miguel Rocha

[Fotografia: Alfredo Cunha]  A Filipa é uma poeta que me faz lembrar aqueles jogadores de futebol de quem diziam os comentadores “é um falso lento”, porque corriam mais do que os outros, mas faziam-no em pezinhos de lã – a escorregar de carapins no chão liso da cozinha, a fazer buracos nos carapins e a travar de repente antes de provar a comida do tacho. Mas há também aqueles jogadores que são “carregadores de piano”. Pode não ser às costas, mas há sempre um piano cá dentro para arrastar, ou uma guitarra azul, que ao ser carregado emite sons estranhos que mais tarde se irão juntar em música e poesia.
Os livros de poemas da Filipa parecem não ter unidade e depois parecem ter unidade para a perder logo de seguida. Não é defeito nem feitio, é como é e eu gosto assim “O amor é uma casa cheia/de janelas sobrepostas.”
-Oh, mas a senhora é uma poeta cheia de contradições!
-Conhece outro tipo de poeta?
Tudo é bom com ovos escalfados, mas ainda não experimentei ervilhas, e está aí o segredo mesmo à vista, os ovos escalfados são sempre melhores se acompanhados. Como nós às vezes?
Depois vamos por ali fora a sorrir e a cantarolar, a sublinhar versos que nos tocam quando, de repente, deparamos com o poema “SE CONDUZIR A SUA VIDA NÃO BEBA” e lá se vai a cantarolice que rima com tolice mas não o é, nunca o é. Isto para dizer que nesse poema também sangramos um bocadinho pelos poetas e ficamos a pensar que nem tudo são rosas, muitos menos pão (só se for para fazer sopas de vinho).
É um livro povoado de poetas: Leminski, Cohen, Wallace Stevens, Hélia Correia, Nuno Júdice, Sá de Miranda, e O’Neill de quem podia ser este verso da Filipa “A mulher entrou e saiu do mar/pelo tempo de muitas vezes.”
Coisas em comum que partilho: “Apesar de a beleza trazer sempre uma promessa/de tempestade” – vejo sempre uma casa devoluta quando entro num palácio. No entanto “A liberdade é uma cama com jardim” – tão bonito.
Poeta sem cedências.
Viva a poesia!
__________
Filipa Leal
Adrenalina
Assírio & Alvim  14,40€

COMPRAR O LIVRO